Introdução ao SQL Server – Aula 1.1

Olá pessoas, faz um bom tempo que não escrevo nada no blog, mas achei interessante disponibilizar alguns assuntos que estou trabalhando em um treinamento de SQL realizado na EuroIT, sendo o primeiro deles um passo-a-passo sobre como criar/normalizar tabelas no SQL Server, que achei interessante compartilhar no blog, devido à abordagem mais prática adotada.

Para criar uma tabela em qualquer banco de dados, é necessário pensar como organizar os registros que serão inseridos nela, para não termos situações onde temos um monte de dados sem uma ordem adequada ou que permita identificar o que esta salvo lá, ex.:

João Batista Queiroz, Travessa da Lapa 5034, Joãozinho, 83792-000, 39382872A, 56877848454-54, 012.216.549-12, M, I, 2006-12-12, 1985-01-01

Para isso requer o uso de colunas para organizar estes dados, ex.:

Nome Endereço Apelido
João Batista Queiroz Travessa da Lapa 5034 Joãozinho

Também é importante utilizar nomes que realmente especifiquem que dado esta armazenado em cada coluna e nas tabelas, ex.: Coluna Nome da tabela Cliente, para armazenar o nome do cliente.

Obs. 1: Em algumas empresas também se adotam nomenclaturas para as tabelas e as colunas, ex.: T0001_CLIENTE, C0001_NOME, N0001_DDD, N0001_TELEFONE …

Ao criar as colunas, se deve pensar também no trabalho que será necessário para organizar estes dados nestas colunas, como no caso os “endereços”.:

1. Que se pode não ser dividido, tendo toda a informação em uma coluna “endereço”

2. Que se pode dividir nas colunas: logradouro, número, bairro, complemento, CEP, cidade, estado, país…

3. Que se pode dividir em uma forma mais detalhada: tipo de logradouro (rua, avenida, praça…), prefixo do logradouro (coronel, marechal, tenente, presidente, são, santa, santo, novo…), logradouro (Teixeira Martins, José, Maria), sufixo do logradouro (I, II, III…)…

O problema do detalhamento para deixar os dados bem organizados, é o trabalho que será necessário para organizar estes dados em muitos colunas ao ponto de ficar muito complexo e requerer um esforço demasiado em comparação à forma que estes dados serão utilizados pelos usuário.

Obs. 2: Também se frisar a existência de limites de colunas para as tabelas, como 1024 colunas no SQL Server (ref. http://msdn.microsoft.com/en-US/library/ms143432.aspx)

Um pensamento sobre “Introdução ao SQL Server – Aula 1.1

  1. Pingback: Introdução ao SQL Server – Aula 1.2 « SQL From Hell.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s