Alguns mitos sobre o desempenho

O primeiro mito do desempenho é a ideia de que com mais pessoas é sempre possível fazer mais e/ou mais rápido. Para alguns cenários isso pode ser até válido, por exemplo, um desenvolvedor que realizada uma determinada atividade em x horas, e com dois desenvolvedores, a mesma atividade na metade do tempo. Mas na condição de você ter 10 desenvolvedores em uma única atividade é até possível que a atividade demore muito mais a ser realizada do que por menos desenvolvedores.

Este problema se dá ao fato de existir outras variáveis que influenciam a razão de recurso/tempo/resultado das atividades. Dentre estas variáveis, temos por exemplo, a competência e capacidade de cada um dos envolvidos, a competência do gerente em orientar a equipe, infraestrutura, interação da equipe, padronização dos processos, o fator fatiga/stress (lembrando que pessoas não são máquinas) e até mesmo o fato de uma atividade ter um limite mínimo e máximo de pessoas para ser realizada adequadamente.

O segundo mito é a ideia do desempenho estar relacionado somente com tempo que a atividade é realizada, como no caso, o dev1 realiza uma atividade em 2 horas, o dev2 a mesma atividade em 4 horas, até este momento o dev1 é mais eficiente que o dev2. Mas se a atividade feita pelo dev1 apresentar defeitos nos testes e tiver que ser refeita, a atividade do dev1 poderá custar mais horas, além do desgaste da equipe por apresentar uma atividade defeituosa, isso ainda quer dizer que o dev1 é mais eficiente?

O desempenho esta relacionado realmente à capacidade de realizar atividades ou processos de forma inteligente. Para entender o que seria esta forma inteligente, os inputs para a atividade (como pessoas, custos, tempo, prazo, infraestrutura e pressão) devem ser os mínimos necessários para seus outputs, onde temos os resultados, a qualidade e, satisfação, stress e fatiga dos envolvidos.

Artigos relacionados:

A Gestão da Qualidade na Área de TI:
https://sqlfromhell.wordpress.com/2011/06/05/a-gestao-da-qualidade-na-area-de-ti

Um pensamento sobre “Alguns mitos sobre o desempenho

  1. Pingback: A arte de combater incêndios « SQL From Hell.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s