Backup no SQL Server, por onde começar?

E ai pessoas!

Normalmente eu evitava falar sobre a parte administrativa do SQL Server, visto eu na minha “inocência” considerava natural que bancos de dados em ambiente de produção tinham rotinas de manutenção e nestas rotinas, atividades regulares de backups. Mas o que julgo ser natural é diversas vezes desconsiderado e só lembrado quando a recuperação dos dados se torna irreversível (uma das situações conhecidas como “DBA HELL”).

Para ninguém dizer que backup é difícil, vamos realizar “manualmente” um backup e seguida demonstrar como restaurar este backup.

No SQL Server Management Studio, escolhemos um banco de dados qualquer:

Clicamos com o botão direito sobre o banco de dados, e em “Tasks” escolhemos o item “Back Up…”:

Na nova janela que irá aparecer, adicionaremos os destinos para o nosso backup, clicando no botão “Add”:

E em seguida informaremos o caminho destino do backup (recomendo utilizar a extensão “.bak” para no nome do arquivo):

Uma opção muito importante quando você quer somente uma cópia do banco de dados, mas não quer interferir em qualquer plano de manutenção com backups que a sua empresa possuir, selecione a propriedade “Copy Only Backup” (isso pode evitar momentos de stress quando for necessário que o DBA da sua empresa precise restaurar o banco de dados):

Agora basta clicar em OK e concluímos nosso backup!

E por fim o arquivo de backup que você pode levar para qualquer lugar, mas lembre de não deixar seus backups dispostos de forma insegura, pois qualquer pessoa que souber restaurar seu backup poderá utilizar estes dados para outros fins.

Backup realizado, e quando houver necessidade de recuperar dados que foram salvos no seu backup como faremos?

Para restaurar um banco de dados a partir de um backup, basta escolher nas “Tasks” o menu “Restore”, a opção “Database…”

Escolher a opção “From device” e em seguida clique no botão “…” na frente desta opção:

Adicione seu arquivo de backup pelo botão “Add”:

Feito isso aperte “OK” e selecione o backup que você deseja restaurar:

A partir deste passo, temos duas opções:

Caso você deseje criar um novo banco de dados a partir deste backup, nomeie seu banco de dados com um nome diferente em “To database” e em seguida clique em OK:

Caso você deseje sobrescrever (ou substituir) um banco de dados já existente, selecione o nome do banco de dados já existente em “To database” e na página “Options” selecione a opção “Overwrite the existing database (WITH REPLACE)” e em seguida clique em OK:

Obs.: Verifique também, se realmente quer restaurar os arquivos do banco de dados nos caminhos informados na grid de “Restore As”.

A partir destes exemplos, você estará preparado para realizar backups e restaurar bancos de dados. Nos próximos artigos tratarei algumas formas de automatização deste processo e algumas ações comuns para restaurar partes dos bancos de dados.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Backup no SQL Server, por onde começar?

  1. Boa Paulo!
    Realmente o que nos esperamos de um ambiente de produção são as rotinas de manutenção que devem incluir BACKUP… mas o mundo não é perfeito… otima hora de comecar a fazer backup do seu ambiente de produção… hehehe
    []’s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s