Modelagem com ADO.NET Entity Framework 4.0: Gerando o banco de dados a partir das classes

E ai pessoal!

Para quem já me conhece, sabe que sou fã de bancos de dados Orientados a Objetos (ex.: Caché), pelo simples fato de trabalhar diretamente com classe no banco de dados (e a forma de trabalhar com SQL do Caché é muito legal). Mesmo que a maioria dos bancos de dados são relacionais e outros hierárquicos, vale a pena pensar na Orientação a Objetos como uma forma de abstrair as entidades do banco.

Um dos melhores conceitos de abstração de banco de dados com a utilização de classes que tenho trabalhado é o ADO.NET Entity Framework, que teve uma evolução considerável na plataforma .NET 4.0.

Acho que falei muito, então vamos ver como utilizar o Visual Studio 2010, como uma ferramenta de abstração do banco de dados (pensando aqui em orientação a objetos) com o Entity Data Model!

First, eu criei um projeto “Console Application” bem simples, só para efeitos de demonstração:

Adiciono um “ADO.NET Entity Data Model” ao projeto:

Visto que estamos pensando em começar a modelagem do ZERO, vamos partir de um Empty Model:

Criado o modelo, podemos utilizar a Toolbox para acionar entidades, relacionamentos e heranças:

Assim, adicionei uma entidade (ou classe) e a nomeei na abstração de “Cliente”, que será para o meu banco de dados a entidade “Clientes”:

Adicionei também a propriedade Nome do tipo String:

Feito isso, vamos gerar o banco de dados! Então botão direito sobre o modelo e “Generate Database from Model”:

Na próxima tela, é necessário definir uma conexão válida, escolher ou dar um nome ao banco de dados:

No caso, informei o nome de banco de dados que não existe ainda, assim a aplicação vai perguntar se desejo criá-lo:

Nice! Agora você pode ver a string de conexão do Entity Framework que será gravada no arquivo “.Config” da aplicação:

Em seguida, o script de criação das tabelas no banco de dados. Informando um caminho válido na aplicação para salvar o script:

Se você der uma olhada no mapeamento da entidade que foi criada, verá que a partir de agora ela referencia uma tabela no banco de dados:

Para gerar a tabela no banco de dados, abrirei o arquivo de criação das tabelas:

Conectarei ao meu SQL Server:

Escolherei o banco de dados onde serão geradas as minhas tabelas:

Enfim, executar o script:

Se quiser conferir, no SQL Server Management Studio esta lá o banco de dados com toda a estrutura de tabelas que abstraí no modelo no Visual Studio 2010:

Então pessoal, agora temos uma ótima ferramenta para modelar as classe das aplicações .NET, que pode facilitar muito a modelagem do banco de dados. Não sei se vou escrever muita coisa sobre ADO.NET nas próximas semanas, mas sempre que possível vou dar uma palhinha do que existe para os desenvolvedores no mundo mais back-end.

4 pensamentos sobre “Modelagem com ADO.NET Entity Framework 4.0: Gerando o banco de dados a partir das classes

  1. Pingback: O que mudou nos projetos SQL CLR do Visual Studio 2010? « Sql From Hell.com

  2. Oi Paulo!
    Este breve tutorial foi o melhor que encontrei para eu linkar o modelo ao db.
    Muito obrigado e parabéns!
    Obtive o mesmo resultado. A única diferencia e que no meu caso depois ter clicado no “Generate database from model…” não me pede o nome do db e entra direito no wizard. Mas isso não atrapalha o processo, pois consegui.
    Abraço

  3. Kara, sinceramente foi um manual mais simples é melhor que ja vi, falar a verdade, esse site para mim é um dos melhores para dicas e uma forma simples com imagens que ajuda a todos, eu nao gostava de sql server, hoje graças responsavel desse site hoje recomendo e uso seus arquivos para meus estudos.

    muiiiiiiiiiito obrigado por fazer esses arquivos.

Deixe uma resposta

