SQL Server Reporting Services: Overview

SQL Server Reporting Services é um serviço presente no SQL Server que permite basicamente compartilhar, modelar e gerar relatórios. Estes relatórios podem ser baseados de diversas fontes de dados (cubos OLAP, bancos de dados OLTP, arquivos textos, Web Services e outros), onde tanto desenvolvedores de aplicações, information workers, gerentes e usuários comuns a avançados podem elaborar seus relatório, a partir de templates de relatórios (que permitem usuários definirem filtros, agrupamento de dados, colunas, linhas, páginas de seus relatórios de forma totalmente “amigável”) e fontes de dados que tenham acesso.

Outra funcionalidade por ele permitida é o agendamento de relatórios, onde o usuário pode definir uma periodicidade para receber em seu email seus relatórios em um arquivo no formato desejado (HTML, PDF, imagem, Excel…). O que proporciona aos usuários acompanharem de qualquer dispositivo que permita interação com e-mail, as informações necessárias para tomada de decisão.

Visto que é uma ferramenta que atua com interação Web, de forma de um portal, permite além de integração com sistemas de informação gerenciais já existentes, seja pelo ReportViewer (ferramenta nativa utilizada por sistema desenvolvidos na plataforma .NET visualizarem os relatórios) ou HTTP (HTML ou download de arquivo ou WebService).

Por questões de desempenho, os relatórios podem ser mantidos em cache, por um período determinado pelos administradores (ou publicadores, nome dado aos gerenciadores/editores de relatórios na ferramenta), permitindo, além de uma velocidade maior para geração dos relatórios, também uma menor utilização das fontes de dados (OLAP, OLTP…) para a geração dos relatórios.

Além da extensibilidade da ferramenta, os administradores podem determinar os acessos às fontes de dados, aos templates e aos relatórios já existentes, também podem limitar o conteúdo ou parte do conteúdo das fontes de dados, evitando problemas como vazamento de informações confidenciais.

Muitas outras funcionalidades estão presentes no SQL Server Reporting Services 2005-2008 R2, no entanto ele não se trata de um sistema de informação gerencial, mas se estruturado para tal, pode gerar relatórios que apoiem a tomada de decisão nos níveis estratégico, gerencial e operacional da organização.

Artigos relacionados:

Overview of SQL Server Reporting Services (SSRS):
http://www.sqlservercurry.com/2009/11/overview-of-sql-server-reporting.html

Instalando o Reporting Services (Windows Vista, Seven e 2008)
https://sqlfromhell.wordpress.com/2009/10/24/ssrs/

Instalando o Reporting Services (Windows 2003 Server)
https://sqlfromhell.wordpress.com/2009/11/09/ssrs-2/

Anúncios

Um pensamento sobre “SQL Server Reporting Services: Overview

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s