Instalando o Reporting Services 2005 – Windows 2003 Server

E ai pessoas!

Cumprido minha promessa do artigo sobre a instalação do SSRS 2005 no Windows Seven e Vista, vou mostrar como se realiza a instalação do SSRS 2005 em um servidor, no caso o Windows Server 2003 e 2003 R2.

Esta instalação é parecida com a instalação do SSRS no Windows XP, assim como no Vista é semelhante ao do Windows Server 2008.

Primeiro, lembremos do maldito “Warning” (IIS Feature Requirement) que nos persegue na instalação do SQL Server 2005. Por causa deste “Warning”, o serviço do SQL Server Reporting Services (SSRS) não instala. Então vamos resolver este pequeno problema!

Para a felicidade de alguns que trabalham com versões mais atuais, isso não ocorre no SQL Server 2008 e 2008 R2, que têm o SSRS como um serviço independente do IIS.

Cancele a instalação do SQL Server 2005 e vamos para o “Painel de Controle\Adicionar e Remover Programas”:

No terceiro item do menu da esquerda, temos a opção de Adicionar/Remover Componentes do Windows:

Nesta opção, teremos o item de “Servidor de Aplicações” ou “Application Server”, habilite este item e mantendo ele selecionado, clique no botão “Detalhes” ou “Details…”:

Agora temos alguns configurações relacionadas ao nosso servidor de aplicações, visto que o SSRS é uma Aplicação Web (ASP.NET), precisaremos dos seguintes itens selecionados:

No caso do IIS, a instalação padrão dele já supri nossas necessidades.

Depois recomeçamos a instalação do SQL Server e os “Warning”s que bloqueiam a instalação do SSRS não estão mais lá. (Só uma observação sobre minha instalação, é que outro “Warning” aparece, pois a VM tem a mínima configuração necessária para instalar o SQL Server.) Muitos dos outros “Warnings” são resolvidos pela atualização do Windows. (No exemplo, estou utilizando uma instalação do Windows 2003 R2 SP2, com todas as atualizações até Agosto de 2009)

Pronto, agora é só selecionar o “Reporting Services” e prosseguir com a instalação:

Lembrei de outra configuração na instalação do SQL Server que se refere ao SSRS, é sobre as opções de como ele será instalado, no caso a instalação “Default”, já suprirá as configurações de um servidor convencional. (Caso precise de uma configuração diferente, estou elaborando um artigo sobre a gerenciamento e configurações do SSRS 2005/2008. Mas na urgência, dê uma olhada na biblioteca de SQL Server 2005, no site do MSDN)

E por fim a tela que muitos sonham encontrar, quando começam a instalação do SQL Server 2005.

Então pessoal, creio que com estes dois artigos vocês já estarão bem informados sobre como instalar o SSRS 2005, mas qualquer dúvida fiquem a vontade em perguntar! Tenham uma ótima semana!

Artigos relacionados:

Instalando o SQL Server Reporting Server (Windows Vista, Seven e 2008)

Um pensamento sobre “Instalando o Reporting Services 2005 – Windows 2003 Server

  1. Pingback: SQL Server Reporting Services: Overview « Sql From Hell.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s