Terceiro dia no Microsoft Tech-Ed Brasil 2009

Neste terceiro dia do Tech-Ed Brasil 2009, eu fiquei impressionado com a palestra de Gestão de TI do Rodrigo Dias e Adalberto Araujo, na qual eles sugeriram a forma de descomplicar a governança de TI com uma ferramenta de grande potencial chamada Excel, somada a uma boa comunicação com a equipe e muita organização pessoal, enquanto pensamos na implantação de softwares complexos, que sem uma visão clara do que o gestor deseja mensurar e controlar, se tornam somente um custo sem justificativa prática nas organizações.

As minhas duas palestras seguintes foram com o Amit Goyal. Posso dizer que fiquei boquiaberto com as novidades do SQL Server 2008 R2, principalmente pela flexibilidade que há para trabalhar com acesso aos dados de um SSAS (SQL Server Analysis Service) com o Excel 2010, gerando gráficos e tabelas dinâmicas de planilhas com mais de 100.000.000 de linhas, manipuladas pelo Excel de forma tão rápida e prática que não parecia existir uma massa de dados tão monstruosa.

Depois desta incrível demonstração, Amit Goyal publicou o dashboard desenvolvido em Excel no SharePoint Server 2010, contando com todos os recursos de user interface rica desta nova ferramenta. Conseguindo mostrar que com este grupo de ferramentas, se bem utilizadas, podem de criar um bom relacionamento entre os usuários que trabalham com Excel para tomar decisão e os profissionais de Banco de Dados, que agora podem gerir melhor os acessos e recursos utilizados pelos relatórios/dashboards, sem a insatisfação e o stress característico.


Eu, Amit Goyal e Thiago Zavaschi

Ferramentas como o uso de mapas no SQL Server 2008 R2 também foram demonstradas, novas características das ferramentas do SQL Server que permitem trabalhar com centenas de Terabytes em banco de dados SQL Server e gerenciar várias instancias do SQL Server de forma totalmente integrada e com ótimos dashboards.

Depois voltando à área de desenvolvimento, tive palestras com o Luciano Conde sobre as tecnologias de acesso a dados (basicamente ADO.Net, LINQ to SQL, Entity Framework e ADO.NET Data Service), para me preparar para a palestra sensacional de ASP.Net 4.0 com o Rogério.


MIC de BH e MIC Curitiba na Rodoviária de São Paulo-SP

Ganhei muitos brindes, mas o que realmente faz valer a pena o Tech-Ed é conhecer o pessoal de vários lugares e da própria Microsoft, trocar experiências, se divertir e saber dar novidades que estão chegando ao mercado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s