O Profissional de Banco de Dados

A área de banco de dados é um ramo da tecnologia de informação muito pouco explorado em comparação da necessidade das empresas de soluções.

Considero o profissional de banco de dados um especialista em infra-estrutura, em desenvolvimento e/ou em negócios, que possui capacidade de prover serviços de qualidade na área de banco de dados. Desta forma o fato dele ter conhecimento de banco de dados somente é um diferencial competitivo entre os vários outros profissionais da área de tecnologia da informação.

Existem tentativas de categorizar os profissionais de banco de dados, basicamente divididos nas categorias de Administrador de Banco de dados (Database Administrador), Desenvolvedor de Banco de dados (Database Developer) e Profissional em Business Intelligence, mas todas são somente formas das empresas conseguirem entender qual “DBA” precisam contratar.

O profissional em banco de dados não pode ser somente DBA ou desenvolvedor ou somente o cara do BI. Na verdade ele precisa ser um profissional “Google” (“Wikipédia” ou “Yahoo” ou “Bing” se preferir), pois as organizações estão sedentas de profissionais capacitados e elas não importam muito com qual o nome do cargo dele, mas sim “como ele pode me auxiliar na minha estratégia?”. Este auxílio pode ser uma solução maravilhosa com a qual a empresa pode ganhar (ou não perder) dinheiro ou o simples fato de ter este profissional tudo na empresa estará funcionando perfeitamente.

E respondendo a pergunta “Qual é a minha visão do mercado para o DBA hoje em dia?” que recebi do Anderson, existem muitas oportunidades de trabalho na área de TI, principalmente para profissionais de banco de dados, só que para preencher estas vagas é necessário provar sua aptidão para ocupá-la, então se qualifique e aproveite sempre a oportunidade de aprender mais! Pessoalmente gosto muito deste ramo e vejo nele muitas oportunidades de crescimento.

Como eu disse “conhecer de banco de dados somente é um diferencial competitivo”, logo é possível aumentar o impacto deste diferencial, com trabalho, estudos, treinamentos e dedicação, mas não deve se esquecer de temperar com um pouco de “Google” e aprender também sobre o que esta além do banco de dados.

Obrigado pelas críticas e sugestões que tenho recebido!

 

Artigos relevantes:

http://imasters.uol.com.br/artigo/10797/bancodedados/quer_um_emprego_como_dba/

http://gustavomaiaaguiar.spaces.live.com/blog/cns!F4F5C630410B9865!299.entry

http://gustavomaiaaguiar.spaces.live.com/blog/cns!F4F5C630410B9865!136.entry

http://imasters.uol.com.br/artigo/13518/oracle/que_tipo_de_dba_e_voce/ 
(Profissional Google para eles quer dizer outra coisa…rsss)

http://guiarh.com.br/y68.htm

http://guiarh.com.br/pp54.htm

Um pensamento sobre “O Profissional de Banco de Dados

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s