Engenharia Reversa com o Microsoft Office Visio 2007 Professional

Boa madrugada,

Por motivos de insônia e um email me perguntando “o que é possível fazer modelagem do banco com o Visio 2007?”, percebi que não demonstrei em nenhum momento o Microsoft Office Visio 2007 Professional como ferramenta de modelagem, sendo ele a mais comum ferramenta para esta finalidade  encontrada atualmente, porque para conseguir a versão Microsoft Office Visio for Enterprise Architects é necessário ser um MSDN Subscriber Premium.

Para ser possível realizar uma demonstração válida das funcionalidades do Visio (visto que a parte de modelar o banco de dados não mudou), vou realizar praticamente o mesmo procedimento de engenharia reversa de um banco de dados do post passado, mas utilizando o 2007.

Obs.: Se estiver utilizando o Visio 2007, aproveite as funcionalidades de publicar para XPS e PDF, além dos temas de diagramas, que tornam o Visio 2007 mais “agradável” que o 2003.

A primeira diferença no Visio 2007, já é percebida quando se procura o template para criação do MER, que atualmente situa junto aos templates de UML e desenho de interface no menu “Software e Banco de Dados”.

090531_visio2007

 

Depois de criado o novo diagrama, vá no menu “Banco de Dados”. Neste menu não são encontrados as opções de exportação e as funcionalidades de gerar ou atualizar o banco de dados, restando as exibições (tabelas, visões…), funções de importação (ERwin…)  e engenharia reversa.

090531_visio2007a

 

Após clicar em “Engenharia Reversa…”, configure a fonte de dados.

090531_visio2007b

 

Selecione os tipos de objetos que serão mapeados.

090531_visio2007c

 

Na próxima tela, marque os objetos que serão mapeados pelo Visio.

090531_visio2007d

 

Na penúltima tela, defina se você informe se você deseja ou não que o Visio adicione automaticamente os objetos a página. Caso você não queira que os objetos venham a ser adicionados automaticamente na página, será necessário que você entre no menu “Exibição\Tabelas” e adicione-os manualmente, após concluído o processo.

090531_visio2007e

 

Na tela final, têm se a relação de objetos que serão mapeados pelo Visio, depois disso é só clicar em Finish e utilizar de suas habilidades com o mouse para procurar organizar o que o Visio gerou.

090531_visio2007f

 

Em fim, a versão 2007 Professional, quando pensando em modelagem de banco de dados, se torna mais interessante para modelagem física (Definir arquitetura dos servidores, discos e rede), do que modelagem lógica do banco de dados.

4 pensamentos sobre “Engenharia Reversa com o Microsoft Office Visio 2007 Professional

  1. Muito bom o artigo, mas acho que ainda existe uma pergunta sem responder …

    … como faço o oposto: modelar um banco de dados no Viso 2007 e erar o banco de dados e/ou o sccript de geração do banco?

    Me parece que a única versão do Visio que permite isto é MS Visio 2007 for Enterprise Architect, segundo a MS.

    Abraços,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s