Modelagem com o Visio – Gerando o MER a partir de um banco de dados

Neste post, vou demonstrar a geração do MER/DER de um banco de dados já existente, ou melhor dizendo, fazer a engenharia reversa de um banco de dados.

Nesta demonstração, estarei utilizando Microsoft Office Visio 2003 e um banco de dados SQL Server 2008. Este processo também pode ser executado perfeitamente utilizando Microsoft Office Visio 2007 e qualquer banco de dados que seja previamente suportado pelo Visio, como Access, Oracle, DB2, ou pelo ODBC do Windows ou OLE DB, como o MySQL e SQL Server 2008.

Então, após criar o modelo de banco de dados, vou no menu “Database\Reverse Engineer…”

090531a

 

Feito isso, seleciono a fonte de dados do seu banco. No meu caso, estou utilizando o driver “ODBC Generic Driver”, apontando para minha fonte de dados “SqlFromHell2008”, que é um banco de dados SQL Server 2008. 

090531b

Para saber como configurar uma fonte de dados no Visio, veja este post: https://sqlfromhell.wordpress.com/2009/05/17/modelagem-com-o-visio-%e2%80%93-step-2/

 

No caso do driver ODBC, terei a limitação de selecionar somente Tabelas, chaves primárias, índices e chaves estrangeiras. Mas se fosse utilizado um drive já conhecido pelo Visio, como o SQL Server 2005, seria possível relacionar outros tipos de entidades, como Visões e ‘Gatilhos’ e ‘SP’s.

090531c

 

Na próxima tela, temos a relação de tabelas que podem ser geradas, no caso da minha base dados, que é a Adventure Works, somente selecionei algumas tabelas que julguei importantes para verificar os relacionamentos do banco de dados.

090531d

 

Agora informo ao Visio que desejo adicionar todas as entidades a minha “página”, isso pode ser complicado ser executado, caso haja muitas entidades ou relacionamentos no banco de dados, mas para até duzentas tabelas não vejo necessidade de optar pela opção de ‘não adicionar diretamente a tela’, a menos que seja desejado separar grupos de entidades em várias páginas do documento.

 090531e

 

Na tela abaixo, temos a relação de tabelas, chaves e índices que serão gerados.

090531f

 

Após clicar em “Finish”, serão adicionadas na tela todas as tabelas e mapeados seus relacionamentos.

Dependendo do número de tabelas, a formatação realizada pelo Visio pode parecer que o diagrama esta bagunçado, mas nada que um olhar analítico, drop-and-down, zoom entre outras ferramentas do Visio não ajudem.

Até o próximo post.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Modelagem com o Visio – Gerando o MER a partir de um banco de dados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s